quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Depoimento de uma Vencedora!!!

Parkinson, uma missão. INEXH, uma paixão.

Tenho falado inúmeras vezes no meu blog, SIMPLESMENTE TETÊ, sobre resultados positivos obtidos por mim depois que conheci o INEXH (INSTITUTO NACIONAL DE EXCELÊNCIA HUMANA). Muita gente também tem me questionado a respeito dos treinamentos que fiz. Então decidi deixar aqui um relato.

Estou me preparando para formação em Coach, que traduzido do inglês significa técnico, treinador, instrutor. O objetivo de um Coach é ajudar outras pessoas a atingirem seus objetivos mais rapidamente, alinhando-se aos seus reais valores, focando a meta desejada.

Quantas vezes já ouvimos ou mesmo nós dizemos que não temos tempo para nada? O que falta na maior parte das vezes é determinação para começar, empenho para não desistir, comprometimento para não se desviar da meta e total confiança de que podemos chegar onde desejamos. Falta-nos muitas vezes organização: a antiga agenda é um bom começo.

Um Coch é um “treinador de vida”, mas da vida dirigida para o sucesso e concretização dos objetivos traçados, tendo nas mãos a direção da própria vida em todas as áreas. Às vezes o plano pessoal vai bem e o profissional não, ou o contrário. O Coach é habilitado para atuar em todas as áreas da vida, profissional, familiar e pessoal e harmonizá-las.

Como informa no site do INEXH: “DESTINA-SE TAMBÉM A PROFISSIONAIS QUE QUEIRAM ATUAR COMO COACH DENTRO DA PRÓPRIA EMPRESA, ACOMPANHANDO CADA INTEGRANTE DE SUA EQUIPE, OU EMPRESÁRIOS QUE QUEIRAM ATUAR COMO COACH COM SEUS COLABORADORES”.

Há empresários que atualmente não dispensam o trabalho do Coach, seja em benefício de sua empresa ou de seu lar, com o objetivo de obter êxito empresarial sem deixar a família em segundo plano, administrando o tempo de forma clara e eficiente.

Isso tudo já é maravilho, mas podemos começar sendo nosso próprio Coach. Esse é meu foco.

O meu primeiro passo foi o DL, Desenvolvimento e Liderança, (2005) que visa melhorar a capacidade de desenvolver relacionamentos, mantendo a harmonia tanto nas relações familiares, quanto na vida profissional. Aquele ditado que diz: “Sorte no jogo, azar no amor” eu rasguei, queimei e enterrei de vez depois que fiz o DL. Dá sim para harmonizar tudo e ser feliz, mesmo tendo Parkinson que é o meu caso. Como diz meu amor, minha alma não tem Parkinson!

Às vezes temos a resposta, mas não queremos aceitá-la por regras sociais ou religiosas, comodismo, medo, apego a crenças que nos foram duramente impostas ao longo da vida.

Com o DL pude libertar minha mente das “teorias-avós” que me embriagaram por anos e anos.

Com o DL obtive maior conhecimento de minhas capacidades, desenvolvi respeito próprio, eliminei antigas crenças e medos limitantes, descobri a confiança na minha força de vontade e hoje tenho domínio das minhas emoções, conheço o tamanho do meu pranto e do meu riso e sei que minha força torna minha alegria sempre maior que minha dor.

DL é um treinamento feito num final de semana, mas não termina nunca. DL é para a vida toda!

Costumo dizer que o DL não me ensinou nada. O que o treinamento fez por mim foi acordar o que estava adormecido e me mostrar o caminho para resgatar minha essência, meus verdadeiros valores. DL não é mágica, mas é mágico! DL não é um milagre, pois o verdadeiro milagre somos nós.

Para mim o DL foi um parto: voltei do treinamento renovada, nasci de novo!

O DL é uma poderosa ferramenta para quem deseja o domínio de suas emoções, motivação, auto-estima, confiança e ainda capacidade para lidar com depressões, pânicos, medos e stress.

Mas depois que fiz o DL, conversando com o pessoal do INEXH, tomei conhecimento sobre a formação para Coach. Então coloquei isso como meta a ser atingida nos próximos quatro anos.

A partir daí me tornei Practitioner, que foi meu segundo passo (2006). Esses treinamentos utilizam técnicas de PNL, Programação Neurolinguística (que já podemos escrever sem trema, conforme novo acordo ortográfico, jan/2009).

Com o Practitioner pude desenvolver uma comunicação mais clara e equilíbrio emocional, organizei de modo eficiente o meu tempo, direcionei minhas energias para meus objetivos reais.

Tudo isso tem me ajudado muito e eu desejo passar a frente minhas experiências, com o único propósito de mostrar que é sim possível ser feliz e obter resultados expressivos na vida, quando se deseja realmente vencer e abraçar o sucesso.

Mas aqui eu deixo um alerta: “MUITO CUIDADO COM O QUE SE DESEJA, PORQUE PODE SE REALIZAR”. É preciso ser consciente, é preciso buscar dentro de si qual sua definição para “sucesso”. Para mim o sucesso caminha ao lado da promessa de me fazer melhor a cada dia, estar em paz com minha consciência e ter convicção plena de que minhas atitudes em busca do que eu julgo ser felicidade, jamais e em tempo algum venha ferir um outro ser humano.

Através da minha regra de ouro, defini o meu rumo!

Vejo muito de mim nestes versos que escreveu Cora Coralina: "EU SOU AQUELA MULHER QUE FEZ A ESCALADA DA MONTANHA DA VIDA, REMOVENDO PEDRAS E PLANTANDO FLORES”.

Hoje, dia 27 de fevereiro de 2009, eu posso certamente me considerar uma mulher de sucesso.

Em tempo: outro treinamento que fiz no INEXH, (não faz parte da formação de Coach), mas que me trouxe benefícios imensos em relação ao Parkinson foi Harmonização e Equilíbrio, cujos objetivos o próprio nome revela. Para meus amigos Pk, companheiros de Chat da ABP (Associação Brasil Parkinson), recomendo que se informem sobre os próximos a serem realizados. Lembrando que o INEXH, com escritório principal em São José dos Campos, está presente em diversas cidades: São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Manaus, e outras.

Abaixo deixo alguns links para informações:

INEXH – Instituto Nacional de Excelência Humana: Informação sobre PNL, sobre os treinamentos que descrevi, “A MISSÃO DO INEXH É FAZER COM QUE AS PESSOAS DESCUBRAM E USEM SEU POTENCIAL INTERIOR INFINITO, MELHORANDO SUA QUALIDADE DE VIDA GERANDO UMA FORMA SAUDÁVEL DE VIVER. ACREDITAMOS QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER QUALQUER HABILIDADE QUE LEVE O SER HUMANO A CONQUISTA DE SEUS OBJETIVOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS. ACREDITAMOS TAMBÉM NA PERFEIÇÃO DA ESSÊNCIA HUMANA E QUE É POSSÍVEL, COM MÉTODO, ATINGIR A EXCELÊNCIA EM NOSSOS COMPORTAMENTOS” .
http://www.inexh.com.br/
Blog da Associação Brasil Parkinson: “NOSSO BLOG É MAIS UMA MANEIRA DA ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON LEVAR ATÉ SEUS ASSOCIADOS AS MAIS RECENTES INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA DE PARKINSON E SOBRE NOSSA ASSOCIAÇÃO”. Aqui também deixo como pequena contribuição alguns textos informativos sobre pesquisas, saúde e relatos da minha convivência com mr. parkinson.
http://associaobrasilparkinson.blogspot.com/

Site da Associação Brasil Parkinson: “AGENDA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E ORIENTADOS POR PROFISSIONAIS DA ÁREA DE FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA, NUTRIÇÃO, A ABP OFERECE CURSOS E ESTÁGIOS E DESENVOLVE ATIVIDADES COMO: OFICINA DE ARTES, CORAL, CLUBE DE XADREZ, ENTRE OUTRAS”.
http://www.parkinson.org.br

Meu blog “SIMPLESMENTE TETÊ”: Textos, experiências e relatos de como eu me tornei “Simplesmente Tetê”. Links direcionado a outros blogs de bravos companheiros também parkinsonianos.
http://simplesmentetete.blogspot.com/

Meu depoimento sobre o Practitioner, no YOU TUBE.
http://www.youtube.com/watch?v=I4CkguueXXk
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário