quarta-feira, 11 de abril de 2012

Como controlar a raiva: 16 dicas simples para lidar com a raiva

“Se você for paciente em um momento de raiva, você escapara de cem dias de arrependimento”
Esse post estava no meu blog antigo, mas no ultimo mes consegui alguns ótimos feedbacks! Entao eu decidi posta-lo aqui tambem. Nao esta la muito ligado a minha vida aqui na Africa, mas nao deixa de ser um post interessante.
Raiva pode te causar grandes problemas. Um problema que é pequeno em seu começo pode piorar se lidarmos com ele com raiva. Não apenas esta situação ira piorar, mas também nossos relacionamentos com as pessoas irão se deteriorar. Logo, lidar com uma situação com raiva não fará bem algum.
.É por isso que é essencial controlar nossa raiva. Controlando a raiva seremos capazes de resolver situações com mais calma. Poderemos então exercitar nossa sabedoria e julgamento no problema em questão para alcançar a melhor solução. Como eu sou uma pessoa que fica com raiva algumas varias vezes (estou tentando trabalhar este lado), tem algumas dicas que eu acho útil quando estamos lidando com a raiva. Aqui estão elas – escolha as que funcionam melhor para você:
1) Respire fundo
Respirar fundo é uma maneira fácil de acalmar os nervos. Será mais fácil seguir as outras dicas com a raiva um pouco mais controlada.
2) Beba um copo d’água
Também é uma maneira fácil de acalmar os nervos..
3) Tome um banho
Eu sei que não é possível em um grande numero de situações, mas se você puder tomar os efeitos são imediatos.
4) Não fale enquanto estiver nervoso
Se você o fizer você será duro com os outros e isto será algo do qual você se arrependera. Existe uma boa frase sobre isso:
“ Quando nervoso, conte até dez antes de falar; se estiver muito nervoso, conte até cem.”
Thomas Jefferson
5) Escute o que as pessoas tem a dizer
Continuando a dica anterior, alem de não falarmos enquanto estamos nervosos, nós devemos também a aprender a escutar. Preste atenção e tente entender o ponto da outra pessoa.
6) Ande
Mudar sua situação é uma boa maneira de superar a raiva. Um jeito de fazer isso é dar uma volta la fora.
7) Medite
Meditar é uma maneira eficiente de acalmar os nervos. Pode te ajudar a reconquistar sua paz interior.
8) Escute musicas calmas
Eu gosto de musicas instrumentais, já que parecem ter um efeito calmante melhor, mas você pode escutar a musica que funcionar para você.
9) Tenha expectativas reais
As vezes ficamos nervosos simplesmente porque temos expectativas irreais sobre as outras pessoas. Esteja certo de ter expectativas mais reais. Você não pode esperar que as outras pessoas sejam como você.
10) Note que ninguém é perfeito
Todo mundo pode errar, incluindo você. Perceber isso será mais fácil para você entender quando alguém errar.
11) Veja pelo ponto de vista da outra pessoa
Um jeito de fazer isso é se perguntando: “Como eu me sentiria se eu estivesse na posição dele (a)?”
12) Fale com um amigo sábio
As vezes você simplesmente tem que conversar sobre o acontecido com um amigo mais sábio. Este amigo pode te ajudar a ver o problema pela perspectiva certa. Apenas cuidado para escolher a pessoa certa.
13) Veja pelo lado positivo
Este é um habito que você deve desenvolver. O habito de ver as coisas pelo lado positivo ira lhe ajudar a ver muitas situações de maneira construtiva.
14) faça exercícios
Você pode controlar a raiva dirigindo sua energia para uma diferente direção que não esta disponível para raiva. Um bom candidato é fazer exercícios. Correr funciona muito bem para mim.
15) Aprenda a perdoar
Se você perdoar você não terá mais motivos para ter raiva para com a pessoa ou situação. Você pode então pensar em maneiras positivas de solucionar o problema.
16) Pense no longo prazo
Normalmente ficamos nervosos porque pensamos muito no curto prazo e ignorarmos suas implicações num futuro mais distante. Vendo mais para frente seremos capazes de enxergar as conseqüências de nossa raiva. Aqui, mais uma frase:
“ Quando a raiva surgir, pense nas conseqüências”
Confúcio
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário